A Polícia Militar do Piauí realizou, nesta sexta-feira (27), no Quartel do Comando Geral (QCG), uma celebração ecumênica em homenagem ao Dia do Policial Militar Veterano. Além da missa, os veteranos que estiveram presentes foram agraciados com botons, item que simboliza o sentimento de gratidão em relação aos relevantes serviços prestados por eles na manutenção da ordem pública.
O comandante-geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes, reforça que essa celebração foi uma forma de agradecer e reconhecer os serviços prestados por esses bravos policiais à frente da PMPI.
“Estamos aqui para celebrar, vários veteranos e veteranas da Polícia Militar do Piauí estiveram presentes nesta bela solenidade para a gente homenagear esses homens e mulheres que deram o seu melhor pela PMPI e pela sociedade piauiense. Instituímos o boton do veterano para materializar essa singela homenagem da instituição a esses guerreiros que ajudaram a construir a corporação e entregaram para nós que estamos na ativa”, exalta Scheiwann Lopes.
Para o coronel J. Oliveira, membro da reserva da PMPI há 19 anos, destaca a contribuição de vários homens e mulheres que passaram pelas fileiras da corporação.
“A gente se sente muito feliz com esse reconhecimento, isso significa que o comandante-geral reconheceu que o veterano é alguém que já contribuiu bastante com a PMPI e com a segurança pública do estado. Às vezes sentimos saudades de vestir a farda, de estar na ativa, mas temos consciência de que demos o nosso melhor. A Polícia Militar do Piauí tem um lugar especial no meu coração”, ressalta o coronel J. Oliveira.
O dia do Policial Militar Veterano, comemorado no dia 27 de setembro, foi instituído a partir da Portaria n° 194, de 4 de agosto de 2006, pelo comandante-geral, coronel Edvaldo Marques Lopes, que esteve à frente do comando da Corporação de 2003 até 2005.